quarta-feira, outubro 12, 2005

Junta de freguesia da Ranha?!?!

Mais umas eleições para escolher o presidente da junta de freguesia de Vermoil. Parece que este acto eleitoral teve um desenlance indeterminado até ao último minuto, sendo que a lista do PSD liderada por Ilídio da Mota acabou por superar Joaquim Morais , líder da lista PS com um parcial de 779 votos a favor do PSD contra 714 referentes ao PS. Ao que consta, na localidade de Vermoil foi o PS que ganhou, sendo que os habitantes das 'Ranhas' acabaram por ter um papel decisivo para a vitória final por parte do PSD.
Em conversas de café já ouvi dizer que a junta eleita foi a Junta de Freguesia da Ranha e não a de Vermoil, tendo notado algum desalento por parte das pessoas, neste caso de Vermoil, que falaram isso em relação ao desfecho eleitoral. No entanto, julgo que perante os resultados apurados, se pode tirar alguma vantagem desta repartição dos votos. Sabemos que o desenvolvimento que aconteceu nos anos anteriores na nossa freguesia ficou abaixo das expectativas, podendo-se mesmo afirmar que deixou muito a desejar, quer estejamos a referir especificamente a obra realizada em Vermoil, quer seja a das localidades envolventes, eu diria que se fez pouco em toda a freguesia. Julgo que Ilídio da Mota vai ter uma responsabilidade acrescida, sendo que por um lado terá de fazer um excelente trabalho para as pessoas de Vermoil, que pelas suas intenções de voto mostraram acreditar mais no candidato Joaquim Morais, e dessa forma ganhar a confiança das pessoas da sua própria terra , e por outro lado não se poderá esquecer de realizar trabalho visível nas localidades envolventes, mais concretamente nas 'Ranhas' , visto terem sido estes eleitores que ao fim ao cabo lhe deram os votos necessários para ter sido eleito Presidente da Junta , esperando agora estes trabalho para a sua localidade, visto já existir um passado de esquecimento em relação às referidas 'Ranhas', o que efectivamente aconteceu, porque se tentar enumerar o que foi feito nos últimos anos de relevante sei que nem o básico foi efectuado.
Espero que finalmente agora se pense em desenvolver a nossa freguesia, ultrapassar esta estagnação, dar algum dinamismo à nossa zona e não ficarmos cada vez mais atrasados em relação a outras freguesias do nosso concelho. Por vezes em conversas de amigos, como era habitual entre habitantes da Ranha e de Vermoil começavam as picardias sobre o que é melhor, que a Ranha não tem isto, que Vermoil tem aquilo. O que eu achava incrível era como pessoas de Vermoil ficavam contentes em afirmar que eles tinham pouco mas sempre tinham mais que a Ranha, criando ali um discurso de rivalidade pouco compreensível, quando deveriam sim ficar tristes por, sendo eles o centro da freguesia ver tão pouco desenvolvimento efectuado na sua localidade e nas outras localidades não haver sequer nenhum desenvolvimento! Espero que esta mentalidade mude e que se pense em valorizar a nossa freguesia pelo seu todo, porque só assim iremos a algum lado...

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mto bem, pelo blog. Continua, será que não podias ajudar o jornal das meirinhas e ser o colaborador da ranha?
Pensa nisso, escreves bem...

Precisa-se de novas ideias, novas pessoas k se interessem.. 1 abraço, continua, nem que com divagações..

quinta-feira, outubro 13, 2005  
Anonymous Anônimo said...

não conhecia essa tua faceta politica, espero ter em ti um aliado para a freguesia "DA RANHAS"
um abraço
Gameiro

quinta-feira, outubro 13, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Como podes ver este comentário já está desfazado em relação aos outros, pena minha não ter visto este texto na altura das eleições.
Por outro lado gostava de referir que as frases nao estao mal construídas, pelo contrário, a forma como escreves demonstra a tua posição crítica, que por sua vez está excecionalmente bem elaborada.
Quanto ao conteudo abordado é bastante interessante, afinal de contas a política é a forma de organização e cooperação entre elmentos com objectivos comuns de evolução social.
Agora vou tomar eu a minha posição, mais do que uma opinião. A meu ver a eleição do senhor Ílidio Mota reflecte bem qual a cor política "das Ranhas", ou seja, o que eu quero insinuar é que hoje em dia os eleitores ainda votam pela sua cor partidária e não pelo discurso mais ou menos credível dos candidatos, e é aqui que é necessário evoluir, com vista ás novas ideias que foram referidas. O senhor Joaquim Morais terá conseguido os votos dos eleitores locais por motivos de propagação da sua campanha, os vermoilenses acreditaram nas suas palavras por serem crediveis nao pela posição partidária dos mesmos. Deste modo pergunto-me a mim mesmo se o erro nao foi o centralismo na localidade de Vermoil, resumindo-se aí mesmo, esquecendo "as ranhas" e outras localidades. Mas a política é mesmo assim, um erro pode ditar a derrota eleitoral.
Bem, já me estou a prolongar, portanto voi terminar o meu comentário. Fica bem e continua a trabalhar no teu blogue.

quarta-feira, julho 18, 2007  

Postar um comentário

<< Home